A Fraternidade reúne a longa experiência de seus colaboradores, que atuam de forma voluntária, fraterna e abnegada por mais de 25 anos. Durante esse período, o trabalho se ampliou consideravelmente, e as vivências grupais e o serviço altruísta aos reinos humano, animal, vegetal e mineral promoveram a formação de diversas frentes humanitárias e de vida espiritual.

A busca interior, pelo contato com a vida espiritual, é o que deve impulsionar cada membro a fazer parte dessa corrente de amor e serviço. É também o princípio básico para a vivência da verdadeira fraternidade.

Os membros da Fraternidade são colaboradores voluntários de distintas idades, origens e experiências e atuam nas mais variadas formas de serviço ofertadas nesta obra de amor. A participação vai desde a colaboração em alguma atividade da Rede-Luz e/ou das Missões Humanitárias até uma consagração maior da vida, seja como membro Residente e Estável nas Comunidades-Luz, seja como Monges da Ordem Graça Misericórdia.

A Federação também filia organizações que compartilham dos seus propósitos e princípios. Com a união federativa de esforços, busca-se construir um movimento integrado de renovação, visando à paz e à fraternidade.

A Instrução Espiritual que permeia esse trabalho, ofertada por nossos instrutores José Trigueirinho e Madre Maria Shimani de Montserrat, é o fio condutor e regedor da obra. Esses Instrutores apoiam o grupo na construção da própria coligação interna de cada membro, colaborando para a expressão da harmonia e da fraternidade nas ações e na convivência grupal. Assim, as relações entre os irmãos serão conduzidas pela energia da alma, permitindo que todos estejam voltados para a manifestação de metas elevadas e propósitos altruístas.

Nesse contexto, a vivência fraterna em todas as manifestações da vida e o semear do bem no dia a dia vão possibilitando que cada um desperte qualidades internas ainda adormecidas, como o sentido de unidade, de serviço aos reinos, de doação, de austeridade, de transparência e de amor desinteressado. Esse padrão que permeará cada ação promoverá um silencioso despertar em cada ser, elevando gradualmente a vibração do grupo espiritual e construindo os Princípios da Fraternidade.