Voluntários da Casa Luz da Colina, entidade associada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, levaram adiante um mutirão terapêutico em Campo Belo, Minas Gerais, Brasil. Participaram cinco profissionais da saúde e dois assistentes. No total foram atendidas 34 pessoas.

campo-belo-mutirao-terapeutico-13-10-2016-02A ajuda faz parte de uma cooperação que a Casa Luz da Colina oferece, há três anos, à Secretaria de Assistência Social do Município de Campo Belo. Desta vez, a colaboração foi oferecida na quinta-feira, 13 de Outubro, na sede da citada secretaria municipal. Nesse dia se deslocou de Carmo da Cachoeira até Campo Belo, a 80 quilômetros de distância, uma equipe integrada por uma médica, duas odontólogas, dois terapeutas e dois assistentes. Também foi utilizada a van odontológica da Casa Luz da Colina, a qual conta com todos os equipamentos necessários para atendimentos básicos no campo da saúde bucal. O  grupo chegou ao local da atividade às 8:30 e assim que organizou as salas e os equipamentos assistenciais começou o atendimento a partir das 9:00 até as 13:00 horas.

campo-belo-mutirao-terapeutico-13-10-2016-03A profissional médica assistiu cinco pessoas, com técnicas de acupuntura sistêmica; 13 pessoas passaram pela sala de atendimento terapêutico, onde foram auxiliadas com acupuntura, auriculoterapia, moxabustão, ventosaterapia e terapias de som, enquanto que a van odontológica recebeu 16 pacientes. As 34 pessoas assistidas receberam também orientações sobre saúde bucal, alimentação saudável e correto aproveitamento das plantas medicinais e das flores para prosseguir com os cuidados correspondentes.

campo-belo-mutirao-terapeutico-13-10-2016-04Foram detectados muitos casos de depressão e estresse, refletidos em dores lombares, cervicais e em outras partes do corpo. Também houve consultas de pacientes com deficiências físicas, com problemas de constipação e um caso de gravidez de alto risco.
Além disso, houve um caso de emergência com um trabalhador municipal que sofreu um acidente lombar pelo qual foi rapidamente auxiliado com técnicas de acupuntura e medicamentos sutis para a dor. Posteriormente foi direcionado a um centro hospitalar.

campo-belo-mutirao-terapeutico-13-10-2016-06A  acupuntura é um ramo da medicina tradicional chinesa. Previne e trata mal-estares, dores e cerca de 300 enfermidades, mediante a aplicação de finíssimas agulhas em pontos específicos do corpo, o que permite devolver à pessoa o equilíbrio mental, emocional e físico. A terapia pode ser localizada ou sistêmica (tratamento simultâneo de vários pontos energéticos), dependendo da gravidade ou amplitude do problema. Pode ser usada de forma conjunta com outras técnicas orientais, como a auriculoterapia (aplicação de agulhas, sementes, esferas ou outros materiais em pontos específicos das orelhas), a moxabustão (aplicação de calor), ventosaterapia (aplicação de copos de vidro e de outros materiais para absorver as toxinas, estimular a cura por parte do próprio organismo e aliviar dores).

Esse mutirão terapêutico foi o segundo que se desenvolveu na Secretaria Municipal de Assistência Social. Em ocasiões anteriores foram realizados serviços similares no lixão municipal da cidade onde foram atendidos vários recicladores de lixo. A titular da repartição assistencial, Anália Maria Ferreira, comentou que a intenção foi auxiliar os funcionários da área social e pessoas de escassos recursos atendidas regularmente pela instituição.