Em 14 de abril de 2016, um grupo de 35 pessoas se reunia na Comunidade-Luz Fraternidade, para iniciar uma experiência pouco frequente até esse momento no local: a reparação e manutenção de diversas partes da infraestrutura por meio da cooperação conjunta de todos. Desde então, a atividade, batizada com o nome de Mutirão de São José, se repetiu quinzenalmente chegando ao primeiro ano de encontros. O último ocorreu em 23 de março passado.

Nesse período, o Mutirão de São José, chamado assim por se tratar de um pedido transmitido pelo santo através da vidente Irmã Lucía de Jesús, monja da Ordem Graça Misericórdia, veio transformando a relação dos habitantes com a Comunidade-Luz e deles entre si. “Percebemos mais amor, mais atenção, mais cuidado da parte de todos pelo que está manifestado físicamente no local. A integração entre as pessoas também melhorou”, sustenta Clarissa Baumgartner, coordenadora de R2, a área de hospedagem da comunidade. Clarissa também observa uma evolução qualitativa destes exercícios quinzenais porque está sendo possível aperfeiçoar o planejamento das atividades, o que permite alcançar maior eficiência.

Nesse sentido, Madre Emmaus, monja da Ordem Graça Misericórdia e coordenadora da Comunidade-Luz Fraternidade, destaca que “com o passar dos encontros foram aumentando a adesão e a entrega dos participantes, que começaram a ver os resultados, então a atividade passou a ser algo bastante esperado e vivido com muita alegria”.

“Em cada mutirão percebo a presença viva de São José entre nós. Creio que a energía grupal que se gera é muito positiva, porque mesmo que os desafíos surjam, como em todas as tarefas, as coisas fluem de forma mais efetiva”, declara Marlon José Brandão, um dos participantes.

Atividades

Na Comunidade-Luz Fraternidade, o termo mutirão designa as mobilizações coletivas de toda a comunidade para alcançar um fim comum, em forma grupal e em profunda conexão de cada participante com sua alma e com seu espírito.

O último mutirão incluiu a reparação da estufa, do sistema de irrigação, formação de canteiros, cobertura, semeadura de sementes e mudas, limpeza do mato, colheitas. Em ocasiões anteriores foi feita a harmonização do auditório-tenda, pintura de janelas, organização de depósitos, limpeza dos veículos da comunidade, assim como tarefas de carpintaria, mecânica, jardinagem e padaria.

As atividades práticas são executadas pela manhã, ao meio-dia os participantes oram o Devocionário de São José, compartem a Comunhão Ecumênica e posteriormente o almoço. Pela tarde oram o Terço da Divina Misericórdia e finalmente realizam atividades de integração grupal. Participam sempre uma média de 25 a 30 pessoas, entre monges, residentes, estáveis e colaboradores.

A Comunidade-Luz Fraternidade está localizada no estado de Paysandu, Uruguai, e é um dos membros filiados à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional.