O Núcleo-Luz em Belo Horizonte – Sagrado Céu, estado de Minas Gerais, Brasil, realizou nos dias 11 e 12 de abril, o 1º Mutirão das Árvores. Nos dois dias do encontro foram recolhidos quatro toneladas de materiais vegetais, entre galhos, folhas e troncos.

nucleo_luz_BH_arvores5Cerca de trinta pessoas participaram do Mutirão, que tem como objetivo a execução de atividades junto ao Reino Vegetal, especialmente com relação às árvores. A equipe foi formada por Missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, Monges da Ordem Graça Misericórdia, Grupo das Árvores da Comunidade-Luz Figueira e colaboradores do Núcleo-Luz Sagrado Céu.

Foram dois dias de trabalho intenso, iniciados com uma sintonia seguido das atividades práticas: poda das árvores, limpeza e harmonização da área externa do Núcleo.

nucleo_luz_BH_arvores4O Grupo de atendimento ao Reino Vegetal e grandes árvores, também conhecido como Grupo das Árvores, existe desde a fundação da Comunidade-Luz Figueira, em 1987, e costuma realizar encontros e participar de atividades como esta.

Parte do material resultante do trabalho de poda e de corte realizado pelo Mutirão, pesando 2.600 quilos, foi levado para um Centro de Tratamento de Resíduos (CTR). Além disso foram contabilizados vinte e nove pedaços de tronco que somaram cerca de 1.200 quilos e mais 200 quilos de outros materiais que foram destinados para lenha e compostagem.

‘Foi um olhar mais intenso para o Reino Vegetal, um trabalho muito necessário de apoio deste Reino no Núcleo’, disse Beth Picorelli – integrante da junta coordenadora do Núcleo-Luz em Belo Horizonte – Sagrado Céu.