Missões Permanentes

Início » Missões Permanentes
Missões Permanentes 2016-11-01T19:20:27+00:00

O trabalho dos Missionários não se restringe às Missões Humanitárias; ele se expande também a inúmeras outras tarefas, visando atender aos Reinos Humano, Animal, Vegetal e Mineral. A essas tarefas, realizadas em doação e em oferta à Vida Única, denominamos Missões Permanentes. São serviços prestados no dia a dia pelos missionários, desenvolvidos nas Casas de São José para Ajuda Humanitária, em Carmo da Cachoeira, Minas Gerais, Brasil e coordenados pela Fraternidade – Federação Humanitária Internacional.

Conheça os tipos de serviços prestados em caráter permanente

Distribuição de roupas, calçados, objetos de uso pessoal, utensílios, dentre outros. Essa atividade é desenvolvida no Galpão de São José, em Carmo da Cachoeira, Minas Gerais, Brasil. A doação de alimentos recebidos se faz em regime de absoluta gratuidade.

Visitas para identificação das necessidades das famílias, tanto materiais como de oração e apoio em geral.

Atendimento básico de saúde, encaminhamento para castração, resgate e assistência emergencial a animais, em casos de acidentes e partos, dentre outros.

Atenção aos internados: corte de cabelos e unhas, escuta fraterna, arrumação dos quartos e das dependências, distribuição de roupas e alimentos e oração.

Participação semanal nas reuniões e acompanhamento dos assistidos.

1. Assistência às famílias desalojadas ou em situação de vida precária, às pessoas desempregadas, aos moradores da zona rural sem condição de vida digna e sem segurança alimentar e às pessoas com dependência química, às drogas ou ao álcool;

2. Como lugar de acolhimento transitório, a Casa de São José para Ajuda Humanitária recebe pessoas na condição de moradores de rua ou sem possibilidades de hospedagem particular, e lhes oferta alimentação, roupas, pernoite, lavagem de roupas, compra de passagem para as cidades de destino e encaminhamento para locais de recuperação;

3. Acompanhamento dos assistidos pela Casa de São José para Ajuda Humanitária em consultas médicas, visitas a presídios, apoio ou encaminhamento para obtenção de emprego, entre outras necessidades.

Programação de visitas periódicas para desenvolvimento de atividades em conjunto, visando ao atendimento da necessidade do momento.

Atividade desenvolvida, tanto em Carmo da Cachoeira quanto nas cidades vizinhas, sempre que são oferecidas doações que o doador não tem possibilidade de encaminhar para a Casa de São José para Ajuda Humanitária. Os missionários possuem ainda um salão na sede da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, onde recebem as doações de roupas e calçados e as passa por triagem, antes de reencaminhá-las para doação.

Podem ser destinadas à distribuição semanal para a população de Carmo da Cachoeira ou encaminhadas a entidades com as quais os missionários possuem alguma relação de trabalho.

  • Vida Viva, em Boa Esperança: assistência a pacientes com câncer, em colaboração com a Casa Luz da Colina.
  • Asilo do Grupo das Samaritanas, em Nepomuceno: visita mensal às internas (escuta fraterna, ajuda na alimentação, oração grupal).
  • Bairro do Palmital: visita domiciliar, doação de roupas, calçados, alimentos e oração.
  • Casa de Serviço, em Varginha: apoio na ordenação da casa, na doação de roupas e calçados dentre outros e na oração.
  • Associação Cristã Betesda, em Varginha: apoio à associação, que abriga seres masculinos em processo de recuperação das drogas.
  • Hospital de Oncologia Bom Pastor e Associações ligadas – Viva Vida e Novos Ventos, em Varginha: doação de roupas, calçados e alimentos para pacientes com câncer e seus familiares.

Apoio aos mutirões de castração e à ordenação do ambiente.

O grupo missionário oferece, no Galpão de São José, atividades que visam ao desenvolvimento de habilidades e à formação profissional dos moradores carentes em: oficinas de costura, artesanato, marcenaria, pedreiro, eletricista, culinária, dentre outras. Atualmente está funcionando como local onde são acondicionadas e ofertadas as doações recebidas de todo tipo, como roupas, calçados, acessórios de vestuário, fogões, geladeiras, móveis diversos, aparelhos eletrônicos, dentre outras.

Além disso, o Galpão será aproveitado para o funcionamento de uma fábrica de tijolos, na qual os próprios moradores da cidade poderão produzir tijolos para suas casas, com algum apoio do grupo missionário na organização da atividade e na obtenção de materiais de construção.