Notícias de 21 a 25/02

No início da semana passada os missionários e líderes indígenas foram até a Fundação Nacional do Índio (Funai) e falaram com a Coordenação de Promoção de Direito Social e Indigenista sobre a questão da documentação dos indígenas. A Fundação dará apoio para que os refugiados do CRI possam tirar documentação brasileira. Depois os refugiados indígenas realizaram uma reunião no CRI para discutir sobre o assunto.

Uma equipe de vídeo que pretende fazer um documentário sobre a vinda dos Warao para o Brasil esteve no CRI, conversou com os indígenas e iniciou o trabalho de pesquisa para a produção do vídeo.

Realizadas diversas captações de doações de alimentos em estabelecimentos comerciais da cidade de Boa Vista.

Na quarta-feira, pela manhã, foi realizada uma reunião na Secretaria Estadual do Índio de Roraima entre membros desta secretaria, missionários, líderes Warao, Defesa Civil e Secretaria de Saúde. Os indígenas apresentaram o artesanato que produzem. A coordenadora do Centro de Artesanato elogiou uma rede feita pelos Warao com palha do Buriti. Foram deixadas duas redes para venda e feita uma  programação da participação dos Warao em Feiras de Artesanato.

No mesmo dia ocorreu uma reunião da Defesa Civil de Roraima sobre a questão dos venezuelanos não indígenas que estão no CRI. Foi colocado um prazo para que eles encontrem um novo local.

O CRI recebeu visitas de representante do Médicos Sem Fronteiras, antropólogos da Universidade Federal de Roraima e do Ministério Público Federal e de um jornalista da BBC, que está produzindo um trabalho sobre a história do fluxo migratório no Brasil. Os antropólogos convidaram os refugiados para participar, no dia 10 de março, de uma audiência pública sobre o respeito e proteção aos imigrantes venezuelanos e a situação especial daqueles pertencentes a grupos indígenas.

Na sexta-feira, missionários, representante da Secretaria Estadual do Índio de Roraima e dois refugiados indígenas visitaram comunidades nas Terras Indígenas de São Marcos e Raposa Serra do Sol. Foram visitadas as Comunidades Vista Alegre, São Marcos e Darora.

Realizados vários atendimentos de saúde no caminhão que está no CRI.

Uma criança indígena que está com Malária foi acompanhada diariamente, com idas ao hospital para fazer exames e realizar tratamento.

No sábado, o Caminhão da Secretaria Estadual da Saúde foi retirado do CRI para dar apoio em outro local durante o feriado do carnaval.

No domingo, dia 25, dois refugiados indígenas venezuelanos, participaram de um programa em uma rádio de Roraima, onde falaram sobre a situação deles no Brasil.

Missionários e refugiados visitaram a comunidade indígena Sucuba, que fica no município de Alto Alegre, e onde vivem índios da etnia Makuxi e Uapichana. O grupo conversou com os líderes indígenas e agendou uma integração com os Warao que estão no CRI.

Realizados encaminhamentos de duas refugiadas indígenas para o hospital, onde foram atendidas e medicadas.

Último dia dos voluntários venezuelanos que estão na Casa de São José e participam das atividades no CRI.

Veja na próxima sexta-feira, um novo resumo dos acontecimentos da Missão Roraima Humanitária.