Os missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional que prestam serviços na Missão Grécia realizaram nos dias 10 e 11 de janeiro, tarefas de apoio na instituição Caritas Hellas. A colaboração se concentrou na organização e distribuição de roupas e brinquedos. No dia 13, quinta-feira, eles ajudaram a preparar um encontro de confraternização que se realizará hoje, sábado, em uma igreja Ortodoxa com os gregos e refugiados que almoçam diariamente nesse local.

No dia 10 , os missionários fizeram a seleção, harmonização e distribuição de roupas e brinquedos às mulheres e crianças que se aproximaram da Caritas Hellas.

Homens escolhem peças de roupas

No dia seguinte, uma quarta-feira, os missionários se dividiram em dois grupos: um deles ajudou na recepção dos refugiados e gregos carentes que chegavam ao salão de distribuição das roupas para doação. Neste dia da semana, que é dedicado exclusivamente à atenção dos seres masculinos, foram assistidos 66 homens. Os mesmos, mediante prévia apresentação da credencial de identificação concedida pela secretaria da Caritas Hellas, puderam escolher agasalhos, calças, meias, luvas, gorros, cachecóis e calçados.

Voluntários organizam as doacões

O segundo grupo de missionários se dedicou a apoiar a seleção e organização das roupas armazenadas em um depósito central de doações da organização católica em Atenas. O armazém está localizado na mesma quadra que o salão de atendimento aos necessitados.

As peças de roupas são organizadas seguindo o seguinte padrão: masculino de verão, masculino de inverno, feminino de verão, feminino de inverno, infantil de verão e infantil de inverno.

Neste mesmo dia, se uniram aos missionários da Fraternidade um grupo de jovens voluntários provenientes da França, estudantes de Comércio Exterior e um refugiado da Somália.

Almoço no refeitório da Caritas Hellas

Ao meio-dia, migrantes e gregos carentes se encontraram no refeitório da Caritas Hellas para o almoço. Um cartaz escrito a mão em inglês chamava a atenção em uma das paredes: “Do not work for food you spoils but for foof that endures to eternal life (Não trabalha (m) pelo alimento que se estraga, mas pelo alimento que permanece pela vida eterna)”.

No dia 13, sexta-feira, os missionários da Fraternidade se deslocaram até uma igreja Ortodoxa com a qual mantêm contatos de cooperação já há algum tempo. O pedido feito ao grupo foi para que eles preparassem um almoço de confraternização que a igreja oferecerá hoje, sábado, aos gregos e refugiados que costumam chegar ao lugar para receber o alimento diário. Em média cerca de 180 pessoas são atendidas todos os dias.