O grupo da Missão Grécia, desenvolvida pela Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, começou a estreitar naquele país europeu vínculos com a igreja Ortodoxa “Saints Theodhori”, de Anavissos, com a qual vem cooperando faz algum tempo. Os quatro missionários destacados na Grécia foram convidados a colaborar na preparação de um almoço de confraternização que a igreja ofereceu a todos que são atendidos por ela e seus patrocinadores. A partir de então gerou-se uma maior integração.

O encontro, denominado “Love Lunch” (Almoço de Amor), aconteceu no sábado, dia 14 de janeiro, e contou com a participação de cerca de 200 pessoas. Essa confraternização é oferecida duas vezes por ano, ao início do ciclo e na páscoa, a fim de integrar doadores e auxiliados num espaço comum. Assim explicou Rosineide Freitas, uma das missionárias da Fraternidade  presentes na reunião.

Depois da bênção da mesa por parte do sacerdote anfitrião, Pavlos Pateras, outro missionário da Fraternidade, Imer, subiu ao palco e pronunciou um breve discurso, em idioma grego, para apresentar o grupo em missão. Em seguida os quatro missionários ajudaram a servir as mesas. Um grupo musical acompanhou a reunião com canções cristãs.

A organização do evento começou no dia anterior, com a limpeza e a harmonização do salão, montagem das mesas com os pratos, copos e talheres, e preparação de uma tradicional torta grega. Todas as tarefas tiveram a colaboração dos missionários.

Harmonizando o salão da igreja

Ao final do encontro, o relacionamento entre a base missionária e a igreja ortodoxa havia-se estreitado. “Fomos mostrando o trabalho de ajuda humanitária que realizamos com as Missionárias da Caridade e com Caritas Hellas. A partir daí, Sofia, a esposa do sacerdote (a Igreja Ortodoxa admite a ordenação de homens casados), encarregada do local, compreendeu e colocou à nossa disposição muitas roupas, medicamentos e óculos para doação. Escolheu os objetos mais seletos para que pudéssemos levá-los aos refugiados e aos gregos que vivem abandonados nas ruas”, relatou Rosineide.

Caminhada dos missionários

No domingo de manhã, o grupo participou do culto ortodoxo – uma cerimônia de três horas de duração – e de tarde fez uma caminhada de duas horas por ambientes naturais próximos à base permanente, em Palaia Focaia. Durante o percurso, realizou a Via-Crucis e o Terço da Divina Misericórdia.

As doações obtidas no sábado – casacos, gorros, luvas, calçados e óculos – foram entregues às Missionárias da Caridade no dia de ontem, terça feira, dia 17.