peregrinacion_bh_centro_mariano_figueira_devotos1B_julio_2016Uma maior presença de crianças caracterizou a segunda peregrinação de devotos da Virgem Maria que se realizou domingo, 17 de julho, de Belo Horizonte até o Centro Mariano de Figueira. Neste dia, uns 120 peregrinos provenientes da capital do estado brasileiro de Minas Gerais e de cidades próximas, como Ribeirão das Neves e Betim, desenvolveram um amplo programa orante de conexão com a energia mariana.

peregrinacion_bh_centro_mariano_figueira_devotos11_julio_2016O grupo estava integrado desta vez por uma dezena de crianças, de acordo com a informação de Wanda Queiroz Mascarenhas, que, junto com Carlos Alberto Bicalho, coordena o movimento de peregrinos e os encontros de oração da Casa das Crianças, extensão na capital mineira do Núcleo-Luz de Figueira em Belo Horizonte – Sagrado Céu. Riso, choros, corridas e barulhos próprios da idade, não deixaram dúvidas sobre a maior participação infantil.

Em contrapartida, diminuiu a quantidade de peregrinos que tiveram sua primeira experiência no Centro Mariano de Figueira: desta vez chegaram 40, o que representou 30% do total de participantes, enquanto que na visita de maio passado, os peregrinos de primeira vez foram mais de 70, e superaram a metade dos visitantes.

peregrinacion_bh_centro_mariano_figueira_devotos13_julio_2016Os fieis chegaram na Casa do Peregrino ao redor das 11:30 da manhã e, logo após compartilhar um lanche, participaram da primeira atividade, que consistiu no lava-pés, cerimônia que se cumpriu na zona do lago da Vida Criativa, uma das áreas da Comunidade-Luz Figueira. Em seguida, regressaram até a Casa do Peregrino, levando em procissão uma imagem da Virgem Maria e orando o Santo Rosário.

peregrinacion_bh_centro_mariano_figueira_devotos10_julio_2016Em seguida foi servido o almoço e logo todos subiram até a Colina das Aparições rezando o Terço da Divina Misericórdia. As últimas contas foram oradas na praça de São José, onde posteriormente foi realizada a Comunhão Ecumênica. Logo os peregrinos foram ingressando em fila na Ermida do Cristo Glorificado, onde por instantes reverenciaram a sagrada imagem do Redentor. Em seguida tiveram uns minutos para percorrer a área, visitando a fonte de São José, o campanário, o Portal da Paz e a Casa Imaculada Paz.

A tarde finalizou com uma visita à Oca da Vigília, onde os peregrinos fizeram uma sintonia de união com a Consciência Indígena, tendo presente muito especialmente a recente Missão Humanitária cumprida em comunidades indígenas do Paraguai por um grupo de missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional.

As peregrinações ao Centro Mariano de Figueira são acompanhadas pelos monastérios da Ordem Graça Misericórdia e contam com o apoio logístico de voluntários da Comunidade-Luz Figueira e da Casa Luz da Colina.