juventude_festival_paz_coral1_florianopolis_julho_2016No último domingo do mês de julho foi realizado em Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, Brasil, o 1º Festival da Juventude pela Paz, realizado a partir da reunião de um grupo de oito jovens que participa de trabalhos de oração na região. Cerca de 300 pessoas visitaram o evento e muitas outras acompanharam alguns momentos pela internet.

Participaram membros da Rede-Luz de várias regiões do Brasil e muitos jovens dos Núcleos-Luz e das Comunidades-Luz que também fizeram parte do Coral das Comunidades-Luz. O coral apresentou a canção “Bem Aventurados”, tema da Jornada Mundial da Juventude que acaba de acontecer na Polônia, entre outras canções. Também participaram e colaboraram na realização do evento, monges da Ordem Graça Misericórdia e membros da Associação Maria, ambas filiadas à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional. Vários jovens que não conheciam o trabalho também participaram do encontro.

juventude_festival_paz_jovem_orando2_florianopolis_julho_2016O Festival foi composto de quatro blocos, o primeiro bloco teve início às 14horas com as apresentações musicais e foi transmitido ao vivo pelo site da Misericórdia Maria TV. Em seguida, no segundo bloco do evento, todos participaram de um trabalho com a consciência indígena em um grande círculo formado ao ar livre em volta de um quadro de Nossa Senhora de Guadalupe que estava junto com sementes crioula. Depois foi servido um lanche.

No terceiro bloco do evento aconteceram as apresentações musicais de Lucas Santos, do Rio Grande do Sul, e de Castello Branco, do Rio de Janeiro. Também foi realizada uma construção coletiva em uma grande tela exposta, onde quem quis pôde contribuir para a criação da pintura.

juventude_festival_paz_musica3_florianopolis_julho_2016O último bloco do evento também foi transmitido ao vivo, quando aconteceram as apresentações musicais de Castello Branco seguidas de orações e cânticos com a participação de todos. No final do encontro foram realizadas a Adoração ao Santíssimo e a Comunhão Ecumênica.

“Assim como os missionários, os monges, as Comunidades-Luz e os residentes, está surgindo um novo pilar desta grande obra: a juventude. Essa primeira edição foi uma experiência, uma preparação para o trabalho em grupo com estes jovens, a de expressar a alegria e uma linguagem que toque o coração da juventude”, disse Fabiano Lauser, um dos organizadores do Festival.