Sabemos que enquanto a educação diz respeito aos níveis da personalidade, o físico, o emocional e o mental, a instrução diz respeito às emanações da alma e às do espírito. Quem está sendo instruído sabe que para propiciar a alvorada radiante que ilumina a Terra é preciso alimentar em si mesmo as luzes do despertar, as luzes das virtudes sublimes.

O verdadeiro instrutor leva em conta que a instrução não é doutrinação, mas estímulo a que cada ser encontre o conhecimento dentro de si. O princípio da instrução não é, pois, proporcionar soluções prontas aos buscadores, mas levá-los a descobri-las. Sabe que desafios fortalecem os estudantes e possibilitam a revelação da realidade.

Como princípio de instrução, o desejo de saber tem de ser suplantado pela aspiração a ser. Cientes dessa lei, os aprendizes verão que a fagulha que dá partida ao fogo não nasce do conhecimento externo: é dádiva da essência interna do seu ser. Por isso, a instrução não vem apenas trazer informações intelectuais, mas revelar algo maior, muito além da existência humana.

A instrução forma o ser. Traz o fogo, mas a tocha tem de ser erguida pelos aprendizes. A instrução mostra-lhes o caminho, mas eles é que cruzam as fronteiras. A instrução integra-os no cosmos, mas para isso as bases da união com o ser interno já devem ter sido construídas. A instrução traz-lhes as chaves da sabedoria, mas compete-lhes abrir as portas. A instrução dignifica-os, mas não antes de terem chegado à grandeza da humildade.

Nada deve ser obstáculo para a instrução. É chegado o momento de muitos estudantes cruzarem o Portal. Que persistam. Que vençam as provas. Que façam do amor universal sua trilha. E que sobre o fogo aprendam a caminhar.

Artigo de referência: Jornal O Tempo, de 25/set/2016
Nome do artigo: A instrução como expressão da humildade, da sabedoria e do amor
Áudio da Irdin: A instrução interna e reflexões sobre Santa Teresa e o Conde de Saint Germain (de 32″ a 09’08”)
Série: Bases Espirituais de Figueira
Áudio completo: http://www.irdin.org.br/acervo/detalhes/3340