Gratidão e Fé ajudam no trabalho de levar a doação além do material

doacao_rede_luz_guaruja_comunidade_x_outubro_2016_local1O local é de difícil acesso. As 11 horas da manhã de uma sexta-feira de outubro com pouco sol, o grupo pisa pela primeira vez na Comunidade Nova Canaã, localizada na cidade litorânea do Guarujá, estado de São Paulo, Brasil. Três membros da Rede-Luz local carregam sacolas já prontas com doações (arroz, feijão, macarrão, açúcar e alho) obtidas de uma doação retirada na cidade de São Paulo, Capital.

O grupo caminha entre becos e barracos junto as ruelas muito estreitas e com muita lama. As casas são construídas sobre palafitas (estacas de madeira que sustentam a casa em cima de locais com água), no caso, uma região de mangue, com águas do mar e de rios. De casa em casa os colaboradores distribuem as doações, 31 sacolas.

doacao_rede_luz_guaruja_comunidade_x_outubro_2016_sacolasFátima Terriaga é moradora do local há um ano e oito meses, tem quatro filhos e está sem emprego. “Eu agradeço muito de vocês colaborarem e estarem trazendo um pouquinho para a gente. A ajuda auxilia muito.”

Os membros da Rede-Luz percebem que, assim como Dona Fátima, muitas famílias podem estar na mesma situação.
“Pudemos sentir que as pessoas ficaram surpresas em um primeiro momento, pois não estão acostumadas a receberem doações. Elas se sentem esquecidas, ignoradas, à parte da sociedade. Todos ficaram muito gratos, felizes e alegres por terem sentido que existem pessoas que lembram deles. Foi uma tarefa muito gratificante”, comentou Rosibeth de Oliveira, membro da Rede-Luz Guarujá, filiada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional.

doacao_rede_luz_guaruja_comunidade_x_outubro_2016_cacamba1No dia seguinte, o grupo chega a outra Comunidade não muito longe da visitada no dia anterior. É a Comunidade de Morrinhos 4, esta já conhecida pelos missionários no trabalho de distribuição que realizam há vários anos. Lá foram doadas peras, alhos e pacotes de macarrão para 40 famílias da comunidade. As frutas fazem parte da doação de 160 quilos de alimentos (pera, ameixa, maça, macarrão e alho), recebidos no Porto de Santos por meio de um programa do Ministério da Agricultura. O restante dos alimentos (algumas peras e muitas ameixas e maças) foram levados para o Monastério da Sagrada Casa Mãe Paulista, que fica no Núcleo-Luz de Figueira em São Paulo, no município de Carapicuíba.

doacao_rede_luz_guaruja_comunidade_x_outubro_2016_mae_filhoDoação e Fé
Além das doações materiais muito importantes para as comunidades carentes, a atitude de servidores conectados com a doação genuína, em que nada se ambiciona, proporciona a manifestação da Vida Única. A Fé verdadeira, que vem de níveis de consciência elevados, faz com que emerjam situações positivas além do plano físico e de atuação inimagináveis aos seres. *

“Que nós consigamos levar a estas pessoas da comunidade um pouco de Paz e alegria, não só o alimento material das sacolinhas. Tenho certeza que nestas sacolas foi algo de Maria, muito mais do que o alimento material. Que possamos estar nesta tarefa junto com Maria e com São José por estas pessoas, que necessitam desta nossa presença e que esta presença possa ser mais constante”, completou Rosibeth.

* Trechos extraídos do livro “Glossário Esotérico”, de José Trigueirinho Netto.