Algo que se deve desenvolver em maior proporção para que a harmonia, que é um estado de ser, surja na face da Terra é o contato com o mundo interior. Quando os homens, em maior grau e em maior proporção, estiverem dispostos a escutar o que vem de dentro de si mesmos e a mergulhar na unidade absoluta da vida que existe em seu eu profundo, não haverá obstáculos para que a harmonia se instale no planeta.

Responder decididamente ao que vem de dentro do próprio ser, mergulhar sem reservas no mundo silencioso que ali se encontra – eis um caminho de libertação. Assim, uma presença sagrada pode pulsar, extinguindo movimentos supérfluos e trazendo ao indivíduo quietude e paz. Esse estado de abertura interior permite-lhe viver momentos de rara beleza, momentos que não se dissipam e cuja energia se esparge pelos ares como uma bênção.

Nunca é demais repetir que é preciso desenvolver e aprofundar as expressões do amor. Essa potente vibração pede espaço na consciência humana, pois sem ela não se transcende o egotismo, permanecendo sempre o envolvimento na esfera pessoal. Diante de cada crise, é a sabedoria do amor impessoal que conduz o ser para o centro, para onde essas falhas não têm existência.

A todas as virtudes é preciso que o indivíduo some mais uma ao se ofertar como instrumento a serviço do Alto: saber amar o Criador com intensidade tal que possa vê-Lo nas criaturas, e não se esquecer de que acima das leis espirituais está a sabedoria do amor, energia regente deste sistema solar e deste planeta.

Quando o verdadeiro amor toca o coração de um ser, ele não mais critica, e deixa de apresentar exigências pessoais. Em lugar de opor-se ao limitado, procura expandir os horizontes dos que se encontram confinados na visão material.

Artigo de referência: Jornal O Tempo, de 22/mar/2015
Nome do artigo: A sabedoria do amor verdadeiro deve tocar cada coração
Áudio da Irdin: Crescer em amor
Gravação em: 13/04/2016
Série: Presença de São José
Áudio completo: http://www.irdin.org.br/acervo/detalhes/13456