A Escola Parque Tibetano Comunidade Figueira, integrante da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, organizou um encontro de confraternização, para celebrar o fim do ano escolar de 2016. O evento, que reuniu alunos, professores, pais de família e convidados especiais, realizou-se no sábado, dia 26 de novembro, na sede da escola, localizada no Núcleo Coração Sagrado, uma das áreas de hospedagem da Comunidade-Luz Figueira, na zona rural de Carmo da Cachoeira, Minas Gerais, Brasil. Diversas atividades, desenvolvidas entre as 8 da manhã e as 2 da tarde, possibilitaram a integração grupal entre todos os presentes.

Grupo Solar
A programação começou com uma pequena representação teatral, a cargo de um grupo de alunos. Logo depois todos participaram de uma Comunhão Ecumênica, seguida de uma série de jogos grupais que aportaram uma nota de alegria à manhã do sábado. Então o Grupo Solar conduziu uma vivência de resgate, da qual crianças e adultos participaram. Também se realizou a exposição anual dos trabalhos escolares e a distribuição de presentes aos alunos. Ao final, todos compartilharam o almoço grupal.

Helentiana de Paiva Gonçalves, uma das coordenadoras do Grupo Solar, explicou que a vivência de resgate teve o objetivo de desenvolver o espírito de equipe, através da aplicação de procedimentos simples ao alcance de todos, com ou sem prévia experiência. O exercício consistiu em simular o resgate de uma pessoa acidentada num lugar de difícil acesso para veículos. Para isso se utilizou uma técnica chamada “caterpilar” (“lagarta”, em inglês), que consiste em formar uma cadeia humana de socorristas, e em ir passando de mão em mão uma maca portátil até chegar à ambulância. A experiência durou aproximadamente uma hora e meia.

A Escola Parque Tibetano funciona em três locais: na Comunidade-Luz Figueira; na cidade de Carmo da Cachoeira (a cargo da Casa Luz da Colina); e na Comunidade-Luz Nova Terra, em Teresópolis, estado do Rio de Janeiro, Brasil. Desenvolve o conceito de educação viva, que “promove o contato do aluno com seu ser interior, com os Reinos da Natureza e com o Cosmos, por meio da vivência diária de valores espirituais”, conforme destacou a diretora da escola anfitriã, a irmã Martztha, monja da Ordem Graça Misericórdia.