No mês de outubro passado, a Casa de Acolhimento São José, situada na cidade de Carmo da Cachoeira, Estado de Minas Gerais, no Sudeste do Brasil, foi local de encontro para compartilhar um momento fraterno entre alguns integrantes da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) e os membros da Casa de Acolhimento. O propósito foi fechar um ciclo que se iniciou no dia 8 de agosto do ano em curso, quando membros da Casa de Acolhimento realizaram voluntariamente trabalhos de reconstrução na Federação, quando seu prédio foi fortemente afetado pela situação climática da temporada. Concluíram meses de trabalho abnegado, que deixou em harmonia todo o lugar.

Como consequência de rajadas de vento e fortes chuvas em um dia de agosto, um grande eucalipto caiu sobre as instalações da sede da FFHI. Era preciso retirar imediatamente a árvore, limpar o lugar e realizar outras ações pertinentes. Naquele momento, recebeu-se a ajuda oportuna de diferentes grupos e pessoas da Comunidade-Luz Figueira, a exemplo do Grupo Solar, missionários, Grupo das Árvores, bem como membros da Casa de Acolhimento São José.

Uma vez concluída essa primeira etapa, o passo seguinte requeria tempo e intervenção de pessoal especializado para iniciar a restauração e a renovação do espaço afetado. Foi, então, que os acolhidos da Casa São José se ofereceram para iniciar a tarefa nas fachadas, nas paredes, nos tetos e nos pisos. Tudo foi executado para a proteção e a harmonia, com profissionalismo, constância, muita alegria e amor impregnados em cada detalhe.

Desta forma, desenvolveu-se um trabalho em equipe que, mais do que qualquer outra coisa, colocou em evidência valores ativados nos acolhidos, que – além de revelarem talentos insuspeitados – geraram um ambiente de companheirismo entre a equipe de trabalho e uma excelente articulação com integrantes da FFHI, moradores e visitantes.

 

A Casa de Acolhimento São José é um ramo da casa humanitária que tem o mesmo nome e que, por sua vez, faz parte das missões que se desenvolvem em Carmo da Cachoeira. Suas instalações são simples e aconchegantes. A casa funciona como albergue para homens socialmente desfavorecidos, para o atendimento de suas necessidades básicas. Eles recebem alimentação diária, roupa, banho, descanso e, em alguns casos, são lhes oferecidas possibilidades de fazer experiências grupais. Quando optam por essas experiências, eles participam de ritmos de convivência, cuidando da horta da casa, entre outras atividades, sendo a oração uma parte primordial do seu viver diário.

 

Para mais informações:

secretaria@fraterinternacional.org
(35) 99914-1200