Segunda, 20 de fevereiro

Reunião na Defesa Civil
Realizada reunião na Defesa Civil de Roraima com a presença dos missionários, Ministério Público, Tribunal de Justiça e representantes de várias instituições. Foi discutida a questão dos refugiados que estão no CRI – Centro de Referência ao Imigrante.

Foi discutida a possibilidade dos refugiados não indígenas tirarem a carteira de trabalho com maior rapidez para facilitar a inserção deles no mercado de trabalho.

Sobre os refugiados indígenas da etnia Warao, foi debatido sobre como será feita a transferência deles para terras indígenas brasileiras, a expedição de documentos brasileiros e a criação de uma associação dos Warao.

Foi estabelecido um prazo de seis meses para que as ações sejam feitas, quando o CRI será encerrado.

Outro assunto da reunião foi a criação de uma verba para que o CRI possa continuar com suas atividades durante estes seis meses, e também dar apoio aos indígenas enquanto não estiverem em condições de se manterem em terras indígenas brasileiras.

Visita a Associação São Marcos
No período da tarde, missionários foram com quatro representantes indígenas Warao visitar a Associação São Marcos, das Terras Indígenas Tradicionalmente Ocupadas São Marcos, dos índios Makuxi.

Os Warao apresentaram a sua situação e colocaram a necessidade de um apoio para eles trabalharem na terra.

Foi perguntado sobre quais as experiências que os índios Warao possuem e também foi colocada a possibilidade das famílias Warao serem dissolvidas entre as comunidades já existentes da terra indígena São Marcos. Os assuntos ainda serão discutidos e decididos pela comunidade Makuxi.

Em seguida o grupo foi até a Secretaria do Índio do Estado de Roraima para falar sobre os assuntos da reunião. Foi mostrado para os representantes Warao o mapa da Terra Indígena São Marcos.

Os indígenas também conheceram uma área, que fica próxima a Secretaria do Índio, onde é realizada uma feira de artesanato indígena nos finais de semana.

CRI
No CRI, uma criança indígena de 10 anos com febre alta e suspeita de malária foi levada para um hospital próximo, onde fez exames de sangue e urina. Foi constatado que ela está com malária, anemia e infecção urinária.

Recebidos dois visitantes da Romênia no CRI. Eles entraram em contato com  a Fraternidade através do site e irão ficar com o grupo na Casa de São José até o dia 24 e também participarão das atividades no centro.