Domingo, 19 de fevereiro

Missionários e um representante da Secretaria Estadual do Índio de Roraima foram até a Associação dos Povos Indígenas da Terra de São Marcos, na cidade de Boa Vista.  Eles conversaram com o presidente da associação para ver a possibilidade dos refugiados indígenas venezuelanos da etnia warao morarem e trabalharem nas terras São Marcos, que pertence aos índios Makuxis.

A associação ficou de agendar amanhã uma data para os líderes warao irem na associação e apresentarem suas propostas e ideias de trabalho.

Em seguida o grupo foi ao município de Catá para visitar uma comunidade indígena, perto da cidade de Boa Vista, onde vivem 1150 índios Uapixanas. Conversaram com o líder e apresentaram a proposta de levar os indígenas Warao que estão no CRI – Centro de Referência ao Imigrante, para passar um final de semana no local.

O líder Uapixana concordou em receber os Warao. Ficou agendada a visita para os dias 4 e 5 de março. Em seguida, o grupo foi convidado a se apresentar em uma igreja católica local e explicar o motivo da visita. Todos concordaram com a vinda dos Warao por um final de semana e disseram que os povos poderão aprender um com o outro.