Quinta, 8 de dezembro

Captação de doações de frutas e verduras em diferentes locais da cidade de Boa Vista e preparação do almoço no CRI – Centro de Referência ao Imigrante.

Ajuda no encaminhamento de imigrantes Cubanos e Venezuelanos que necessitavam retornar a seus países.

Professores e alunos do curso superior de Sociologia foram ao CRI para dar apoio aos imigrantes na questão da documentação.

Atendimentos de Saúde
Atendimento do CRI encaminha casos graves de saúde para o Hospital Geral de Roraima.

Vania Pettersen, médica voluntária da Missão Roraima, faz os atendimentos em uma das salas do caminhão da Secretaria de Saúde de Boa Vista, estacionado ao lado do CRI. Os atendimentos são para os refugiados indígenas e não indígenas da Venezuela e também de outros países como Haiti e Cuba. Vania explica que os refugiados vem para o Brasil sozinhos ou com a família.

“Muitos deles vem para vender os artesanatos que fazem, ganham algum dinheiro e compram coisas necessárias para a família, eles não ficam muito tempo por aqui. Eles vão e voltam muitas vezes. Já os mais jovens procuram emprego e pretendem ir para outras cidades do Brasil”, explica.

Vania disse que a condição de saúde dos refugiados tem sido bem precária, principalmente com relação a higiene: “chegamos a atender alguns casos de Tuberculose tanto em adultos como em crianças, com encaminhamento para internação em hospitais”.

Outro problema grande constatado pelos missionários é com relação a desnutrição.  As crianças estão bem desnutridas e castigadas pelo sol.
“No trabalho com as crianças percebemos uma doçura e uma pureza muito grande. A atividade de pintura nos rostos ajuda muito neste contato, muitas delas vem sozinhas para os atendimentos”, disse Vania.