casa-luz-colina-musica-classica-criancas-carentes-07A Casa Luz da Colina, filiada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, ofereceu às crianças carentes do bairro Bom Retiro, de Carmo da Cachoeira, Minas Gerais, Brasil, a oportunidade de tomar contato com a música clássica. Para isso, reuniu em sua sede 40 crianças que participaram do “Encontro com a Harmonia”, que incluiu atividades lúdicas com som, artes plásticas e uma aula introdutória de piano.

casa-luz-colina-musica-classica-criancas-carentes-03O evento contou com a colaboração especial de Francis Vilela, professor de piano do Conservatório de Música de Varginha, Minas Gerais. Utilizando obras de Beethoven, Mozart e outros compositores clássicos, o profissional conseguiu despertar a admiração e o interesse de vários participantes. Durante o encontro as crianças aprenderam e conversaram sobre música clássica, conheceram o piano e fizeram exercícios de percepção musical.

A parte introdutória começou às 10 da manhã. “Para iniciar os alunos na aula de piano, primeiro trabalhamos a harmonia interior dos mesmos. Usamos técnicas de som e ritmo, e abrimos a possibilidade de que cada participante colocasse um atributo, um som do coração, para formar um arco-íris e dessa forma expressar o amor de cada um”, contou a irmã Maria Imaculada, monja da Ordem Graça Misericórdia e coordinadora dos serviços que a Casa Luz da Colina realiza com as crianças.

casa-luz-colina-musica-classica-criancas-carentes-05Depois do almoço, as crianças participaram de uma sessão de mandala e em seguida da aula de piano, onde tiveram a oportunidade de se sentir um pouco artistas ao se sentarem e acompanharem o professor no teclado, executando algumas notas musicais. Apesar do interesse demonstrado em vários momentos do encontro, as crianças se mostraram dispersas.  “Como primeira experiência, a atividade serviu para plantar uma semente nesses coraçõezinhos e despertar a beleza interior que todos têm”, explicou a irmã Maria Imaculada.

“As crianças são dotadas de muita inteligência, de muita sensibilidade, e merecem ter uma continuidade neste estudo de música, parece-me importante para a formação do ser humano”, disse o professor Francis Vilela.

As crianças que viveram o “Encontro com a Harmonia” são acompanhadas pela Casa Luz da Colina há três anos, com encontros lúdicos que acontecem em sua sede três vezes por semana.