Criancas_Carmo_Bom_Retiro_julho_2016_01.jpgA Casa Luz da Colina, afiliada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, organizou uma oficina recreativa para crianças no bairro Bom Retiro de Carmo da Cachoeira, Minas Gerais, Brasil. O evento foi levado a cabo no sábado 23 de Julho, de manhã, no salão comunitário paroquial. Participaram quase cem crianças e jovens, de 3 a 15 anos de idade e cerca de 20 adultos.

Criancas_Carmo_Bom_Retiro_julho_2016_03.jpg‘São crianças que normalmente passam muito tempo na rua, sem atividades concretas, por isso a Casa Luz da Colina pensou em oferecer essa atividade, é uma semente que estamos semeando nesse bairro’, comentou Miriam Galvão, uma das voluntárias que integrou a equipe organizadora. Trata-se da segunda proposta lúdica levada a cabo no bairro Bom Retino depois daquela efetuada em maio passado, no marco da ‘Semana Mundial do Brincar’, impulsionada pela organização Aliança pela Infância. A ideia é prosseguir com isso, possivelmente no mês de setembro, sintetizou a colaboradora.

Foram realizadas diversas atividades artesanais como tecidos em tear; confecções de flores, pulseirinhas, yo-yô e outros brinquedos; houve uma apresentação de teatro com marionetes; depois as crianças pintaram em tela, fizeram desenhos e os menores elaboraram artesanatos simples e jogos com música e sons diversos. Também foram efetuados trabalhos corporais como jogos com cordas, com bolsas e com yo-yô. Ao final do encontro, os presentes compartilharam um lanche simples, com pipoca e suco.

Criancas_Carmo_Bom_ Retiro_julho_2016_04.jpg‘É uma oportunidade para que os pequenos possam se expresar de uma forma lúdica, sã, criativa, num ambiente mais resguardado, com pessoas que possam ser referências para eles, sem os riscos da rua’, destacou Miriam Galvão.

‘Algumas crianças mostram muita gratidão e um grande interesse por ter a possibilidade de estar fazendo algo que consideram útil, como fabricar brinquedos simples como o yo-yô, que é realizado com jornais velhos, cola e fitas de cores; elas percebem que podem jogar com essas coisas simples que elas mesmas fabricam’, prosseguiu.

O evento contou com o acompanhamento de monjas da Ordem Graça Misericórdia e de numerosos voluntários.