Foi finalizada a Missão Emergência Chile, o 15º empreendimento de ajuda humanitária da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, que desta vez foi em auxílio das vítimas dos grandes incêndios florestais que afetam o centro e o sul do país andino desde o início de Janeiro.

Uma equipe de 15 voluntários, entre missionários, monges da Ordem Graça Misericórdia e colaboradores da Rede-Luz Planetária se uniram, entre 7 e 20 de fevereiro, aos 600 voluntários estrangeiros provenientes de 18 países e aos 11 mil voluntários chilenos, para levar apoio material e espiritual às vítimas humanas e dos Reinos Animal e Vegetal.

Em pouco mais de um mês, os incêndios deixaram um saldo de 600 mil hectares destruídos, entre florestas, campos, plantações, mais de 1,6 mil casas, e provocaram a morte de 11 pessoas e de centenas de animais. Milhares de pessoas perderam casas, veículos, equipamentos de trabalho. Muitas estão vivendo em albergues transitórios, assim como os animais que estão sendo regatados e curados. Uma seca que já dura 10 anos, as altas temperaturas e os fortes ventos favorecem a extensão de focos de incêndios.

A Missão Emergência Chile concentrou esforços nas duas regiões geográficas mais prejudicadas: O´Higgins e Maule. Na primeira auxiliou principalmente aos Reinos Animal e Vegetal, e na segunda ao Reino Humano.

Durante seis dias cooperou com outros voluntários em um albergue de animais localizado nas proximidades de Rancagua, capital da VI Região de O´Higgins, a 120 quilômetros ao sul de Santiago do Chile. Nesse lugar, os missionários da Fraternidade apoiaram o cuidado com cavalos, vacas, cachorros, gatos e porcos. Ajudaram na construção de currais, limpeza de espaços, organização de doações e preparação de almoços. Também colaboraram na construção de viveiros de plantas para o reflorestamento de áreas queimadas.

Posteriormente, a missão se deslocou até a cidade de San Javier, na VII Região do Maule, a 200 quilômetros ao sul de Santiago do Chile. Ali colaborou com voluntários da fundação “Desafio Levantemos Chile” na organização e distribuição de doações às famílias afetadas. Conseguiu chegar até lugares mais afastados e seriamente prejudicados onde a ajuda governamental ainda não havia chegado.

Em todos os pontos geográficos em que atuaram, os missionários realizaram sintonias grupais de oração, algumas delas reservadas e outras com a participação de membros da Rede-Luz do Chile, de outros voluntários e das próprias pessoas assistidas. Compartilharam com muitos jovens, que com muito entusiasmo participaram das atividades de ajuda e também das orações. “Este grupo da Fraternidade chegou com uma energia incrível que nos deu forças para seguir adiante e incentivou muito os jovens a participar”, comentou Odette, voluntária do grupo “Desafio Levantemos Chile”, em San Javier, Maule.

Testemunhos

“Durante toda a missão percebi muita união e fraternidade. Senti a Virgem Maria muito presente conosco. Só me resta agradecer em nome de todos os meus compatriotas por essa grande ajuda, essa misericórdia que desceu dos céus”, destacou Adriana Soto, integrante da Rede-Luz Chile e do grupo de missionários da Fraternidade.

“Durante o serviço construímos uma unidade na qual sentimos o melhor de todos os irmãos dos quais nos aproximamos”, disse José Ribeiro, que atuou como missionário, representando a Rede-Luz Europa.

“Em todas as situações foi nítida a diferença que fez o amor com o qual tentamos colaborar, ainda que fossem ações muito simples como remover escombros ou ajudar a cobrir um pequeno espaço. Isso se notou no profundo agradecimento que todas as pessoas assistidas manifestaram, através do olhar ou dos prolongados abraços”, comentou José Luiz, coordenador do grupo Rede-Luz de São Carlos, Brasil, e também integrante do grupo da Missão Emergência Chile.