mutirao-limpieza-aguas-figueira-octubre-2016_01Colaboradores da Comunidade-Luz Figueira, filiada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, realizaram tarefas de manutenção do sistema de abastecimento de água potável em duas áreas de hospedagem: Vida Criativa e Terras da Irmandade. Por meio de mutirões (trabalhos grupais baseados na ajuda mútua prestada gratuitamente), foi realizada a limpeza dos cursos d’água e das represas que alimentam as rodas com as quais é bombeada a água utilizada nas casas, tanto para beber como para os outros usos diários.

O mutirão nas Terras da Irmandade ocorreu na quinta-feira, 27 de outubro, com a participação de vinte adultos e oito crianças, alunos da escola Parque Tibetano-Comunidade Figueira.

Cura interior
“Foi uma atividade bastante importante, não só por sua utilidade prática mas também pelo processo de cura interior pelo qual passam os participantes ao entrar em contato e colaborar conscientemente com os Reinos da Natureza. Acredito que a tarefa de liberação de impurezas executada nas águas se reflete também em cada colaborador, que dessa forma consegue realizar em si mesmo uma limpeza profunda”, comentou Lázara, coordenadora das Terras da Irmandade.

mutirao-limpieza-aguas-figueira-octubre-2016_02Helcio Drago, encarregado do sistema de abastecimento de água na Comunidade-Luz Figueira, explicou que a limpeza realizada consistiu em retirar a areia acumulada nas barragens, assim como os galhos e árvores caídas ao longo dos cursos hídricos. Esta ação permite aumentar o fluxo de água até as rodas, reduzir a utilização de bombas elétricas e consequentemente obter uma economia no consumo de energia elétrica adquirida da CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais).

Vida Criativa
Uma tarefa similar foi realizada na quinta-feira, 13 de outubro, na Vida Criativa. Nessa oportunidade participaram trinta voluntários. Ambos os serviços seguiram o mesmo programa: começaram às 7:00 da manhã com uma sintonia grupal (orações de conexão com a natureza e com os seres de luz presentes nos planos invisíveis), seguido  do desjejum e depois o início  das tarefas práticas, que foram até às 11h da manhã, momento em que todos voltaram a se reunir em círculo para concluir a jornada com uma sintonia de agradecimento a Deus pela experiência vivida.

Ampliação de consciência
Sobre os mutirões que são levados adiante na Comunidade-Luz Figueira, o fundador deste Centro Espiritual, José Trigueirinho Netto, destacou durante uma partilha apresentada em 24 de novembro de 2013 que tais atividades constituem para os envolvidos uma oportunidade de expansão da consciência. Para que isso ocorra, Trigueirinho diz que é necessário intervir com uma atitude de colaboração, tanto com o grupo como com o entorno e na fé de que também se está cooperando com os devas da natureza.

Tarefa espiritual
Trigueirinho explicou que, na medida em que um mutirão é realizado em harmonia e em silêncio, o mesmo se transforma em uma tarefa espiritual e os participantes aprendem a praticar a oração silenciosa. Disse também que o mais importante é que as pessoas ponham o coração no que estão fazendo e não se limitem somente aos resultados materiais.

A versão completa desta partilha de Trigueirinho está disponível no idioma português, na página da Irdin Editora, seção palestras, com o título: “Um convite à revisão da vida – A experiência de trabalhar em mutirão”. O material pode ser ouvido ou baixado gratuitamente, clicando em: http://www.irdin.org.br/acervo/detalhes/12951

mutirao-limpieza-aguas-figueira-octubre-2016_03