casa-luz-colina-haciendo-florecer-la-paz-02A Casa Luz da Colina, filiada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, organizou o encontro “Fazendo Florescer a Paz”, que teve como objetivo promover a busca da paz interior em um contato consciente com a natureza. No sábado, dia 8 de outubro, 30 crianças e jovens das cidades de Carmo da Cachoeira e Boa Esperança, do estado de Minas Gerais, Brasil, viveram essa experiência.

O trabalho foi realizado na sede da Casa Luz da Colina, em Carmo da Cachoeira, com as crianças e adolescentes que a entidade acompanha há alguns anos. A ideia foi aproveitar o início da primavera para acompanhar o ritmo da natureza e em contato com ela fazer florescer a paz no coração de cada criança e jovem. “Em momentos em que em muitos lugares do planeta reinam o caos, a guerra, a desordem, a desarmonia, tanto nas famílias quanto entre as nações, consideramos importante recordar que é possível contribuir para a paz buscando-a primeiro dentro de nós mesmos, tal como nos ensinam os Mensageiros Divinos“, disse a irmã Maria Inmaculada, monja da Ordem Graça Misericórdia, responsável pelo serviço social da Casa Luz da Colina para as crianças e jovens.

casa-luz-colina-haciendo-florecer-la-paz-03O exercício consistiu de uma caminhada por ambientes naturais, com paradas para observação de detalhes e reflexão de ensinamentos sobre como os Reinos Mineral, Vegetal, Animal e Dévico contribuem para o Reino Humano, interagindo em perfeita paz e harmonia. Para ajudar neste exercício, cada participante recebeu um pequeno papel com reflexões sobre a natureza, que eram lidos nas paradas durante o passeio.

“Explicamos que não se tratava de um simples passeio, mas sim de uma oportunidade de perceber a natureza com todos os sentidos externos (vista, olfato, ouvido, tato) e com os sentidos internos do coração”, descreveu a irmã Maria Inmaculada. Durante uma pausa para o lanche também foi trabalhado o uso consciente do gosto, quando foi pedido que todos sentissem o sabor das frutas que comiam.

casa-luz-colina-haciendo-florecer-la-paz-04

Em certo momento, o passeio chegou até a nascente que abastece a Casa Luz da Colina e que está escondida sob a terra. Lá foi explicado que assim como a fonte de água não está visível, também existe dentro de cada um de nós a Fonte da Misericórdia, que não é possível vê-la com os olhos físicos, mas sim senti-la com o coração. “Explicamos que essa Misericórdia provém de Deus, perdoa-nos e nos alenta a perdoar-nos por nossos contínuos erros, assim como a perdoar o irmão para encontrar a paz em nós e irradiá-la a todos os demais”, prosseguiu irmã Maria Inmaculada.

casa-luz-colina-haciendo-florecer-la-paz-05Concluída a caminhada, os participantes tiveram um momento de descanso e logo passaram a colocar no papel, com a ajuda de lápis de cor e pinceis, a foto que cada um havia captado com os sentidos e guardado no coração. Em seguida, todos compartilharam o almoço e fizeram um momento de quietude. “Foi um instante de silêncio, de respiração consciente, de assimilação do que haviam vivido, foi muito lindo e até os mais inquietos conseguiram se aquietar”, contou a monja.

casa-luz-colina-haciendo-florecer-la-paz-06No final, cada participante pode escolher entre três atividades. Uma foi completar a elaboração da mandala (a foto do coração) utilizando os elementos recolhidos no caminho, como flores, folhas, ramos, etc. Outra foi confeccionar uma grinalda para ser usada na cabeça, ou ainda a atividade de plantar lírios ao redor do Monastério da Sagrada Caridade de São José.  O encontro terminou com um lanche e a entonação da canção “Bem-aventurados”. “A canção foi um momento de agradecimento a Deus pela experiência compartilhada e pedindo-lhe que fizesse chegar a todas as crianças do planeta a paz que nós podíamos desfrutar”, concluiu a irmã Maria Inmaculada.