A Casa Luz da Colina, filiada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, levou a cabo no sábado, 30 de Janeiro, outra jornada de assistência terapêutica gratuita à comunidade de Carmo da Cachoeira, Minas Gerais, Brasil. Desta vez o mutirão ocorreu na sede de sua unidade educativa Casa Arte Educação.

mutirao-arte-educacao_02-e1454776783400Oito terapeutas, uma médica e três monges da Ordem Graça Misericórdia atenderam a mais de 40 pessoas, entre crianças que frequentam a Casa Arte Educação, seus familiares e conhecidos. Em vários casos se tratava de seguimento a consultas anteriores.

‘Muitos já conhecem nossos serviços e lhes agrada porque tentamos dar a cada um tratamento individualizado, buscando sempre despertar a conexão com a alma de cada ser. A cada um dedicamos todo o tempo que precisa, criamos a confiança necessária para que elos se abram e colaborem’, explica Miriam Galvão, coordenadora dos serviços terapêuticos oferecidos pela Casa Luz da Colina. Esta ação fraterna é realizada aproximadamente a cada três meses e os pacientes que retornam sempre relatam melhorias em seus incômodos.

O serviço do sábado foi dividido em dois grupos: num setor foram atendidos os adultos e em outro as crianças. Os primeiros passaram por uma entrevista prévia, a cargo dos monges e uma terapeuta para logo serem direcionados à terapia mais apropriada. Estes momentos de diálogo são oportunidades em que os pacientes se liberam de muitas cargas emocionais e começam a se abrir para a cura profunda. Os menores, enquanto isso, passaram por tratamentos adequados a suas idades, como acupuntura com sementes e breves pedilúvios com água especialmente preparada com folhas medicinais, óleos essenciais, sulfato de magnésio (sal amargo), entre outros elementos.

Para os pequenos foi acondicionada a sala do tear, com uma maca para as terapias de massagens e duas bacias com cadeiras para os pedilúvios. No ambiente, com portas e janelas fechadas, se respirava um aroma tranquilizante proveniente das essências estrategicamente ativadas. Elizete, uma das terapeutas ali presentes, assinala que estavam trabalhando os corpos sutis das crianças com aromaterapia. Com os pedilúvios tratam a parte energética e física. ‘Preparamos as crianças com tratamentos simbólicos para que comecem a tomar contato com terapias alternativas e espirituais, com sua alma, com seu seu interno. Explicamos-lhes que os anjos estão presentes durante os tratamentos, para ajuda-los’, diz. Os garotos entravam dois a dois e enquanto seus pequenos corpos eram tratados com muita ternura e respeito pela massagista Janete, Elizete se encarregava de lhes dar, de forma simples, orientações sobre saúde e vida. No pátio, um ruidoso grupo de sete crianças aguardava sua hora de entrar.

Numa sala contígua, a sala de artesanato, uma acupunturista aplicava técnicas chinesas, japonesas e coreanas para aliviar dores, tensões e incômodos físicos de alguns dos pacientes adultos. Eles recebem também orientações práticas sobre como utilizar alguns elementos auxiliares, como ímãs grandes e pequenos, auriculares e outros.

Hanna, de 12 anos de idade, forma parte da grande família da Arte Educação faz quatro anos. Ela sofre de ansiedade e é tratada no serviço de escuta, como na terapia seguinte, que em seu caso consiste em acupuntura com agulhas. Qualifica o tratamento de “muito bom”, diz que se sente “melhor” e que a melhoria se dá também na parte física, pois já tem uma cirurgia óssea da perna direita. Outra menor, Fernanda, também considera “bacanas” as terapias que são realizadas nestas jornadas de voluntariado.

Na semana passada, o grupo de colaboradores da Casa Luz da Colina também prestou serviços em Alfenas e Boa Esperança, ambas cidades de Minas Gerais, Brasil. No primeiro caso se mobilizaram 12 voluntários com o apoio da van odontológica e da van oftalmológica (veículos equipados para esses tipos de atendimento). Os beneficiados foram adultos e crianças, devotos da Virgem Maria que costumam participar de peregrinações até o Centro Mariano de Figueira, localizado na área rural de Carmo da Cachoeira. Esta jornada foi organizada por uma colaboradora da Rede-Luz em Alfenas.

Em Boa Esperança, o trabalho foi efetuado na sede de Vida Viva, organização que apoia pacientes com câncer e seus familiares. Aqui, dez voluntários, com o apoio da van odontológica, brindaram assistência terapêutica, psicológica e espiritual.