A parceria ainda está na fase inicial – com alguns desafios devido à pandemia – mas já é motivo para comemorar. “É um trabalho ordenado e profundo com o Reino Animal. Gratidão infinita”, enfatiza Lenilce Resende Gomide, vice-presidente do Parque Francisco de Assis.

As gestoras acreditam que José Trigueirinho Neto (1931 – 2018) há de estar muito feliz com a materialização da sua aspiração no tocante ao Parque, situado em Lavras, sul de Minas Gerais. Filiado à Fraternidade –  Federação Humanitária Internacional (FFHI), abriga 360 cães, oriundos das ruas, frutos do abandono e do descaso social.

Parceria Parque Francisco de Assis e Unilavras - UFLA

Nos seus encontros com as gestoras, Trigueirinho comentava sobre a importância da aproximação da prática com o saber acadêmico, considerando que a cidade abriga dois importantes centros universitários com cursos de Medicina Veterinária.

E o universo conspirou a favor. Em 2019, profissionais dos referidos cursos da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e do Centro Universitário de Lavras (UNILAVRAS) vieram até ao Parque para propor uma aliança unindo a teoria universitária à prática.

PARCERIA UNILAVRAS – Atendimentos no Complexo de Clínicas da Instituição

Por meio da parceria iniciada no segundo semestre de 2019, o Complexo de Clínicas Veterinárias do Centro Universitário de Lavras (UNILAVRAS) já atendeu cerca de cem animais, que são transportados do Parque até lá por um dos seus funcionários.  O atendimento é realizado por acadêmicos, sob a orientação e supervisão do professor responsável pela disciplina. Alguns alunos se identificam com o trabalho realizado pelo Parque e passam a colaborar como voluntários.

É o que conta o gestor do Complexo de Clínicas Veterinárias e professor de várias disciplinas do Curso, Prof. Dr. Fernando Yoiti Kitamura Kawamoto, que dá detalhes sobre a parceria: “Nós oferecemos o atendimento clínico, procedimentos cirúrgicos e exames complementares para os pacientes que necessitam, durante as aulas práticas de diversas disciplinas. Isto envolve uma série de professores, funcionários e alunos de vários períodos”.

“É uma forma de aliar o ensino, a pesquisa e a extensão, onde o principal objetivo é oferecer o melhor cuidado aos animais”, conclui o professor.

Parceria Parque Francisco de Assis e Unilavras - UFLA

PARCERIA UFLA – Projetos de pesquisa, extensão e residência em Medicina Veterinária

A parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), iniciada também em 2019, está direcionada para os projetos de pesquisa e extensão, que envolve alunos de mestrado e graduandos, e também para a parte clínica, envolvendo residentes em Medicina Veterinária. A pesquisa e as intervenções são realizadas no Parque, que possui uma clínica bem estruturada.

“Um dos projetos em execução trata-se da avaliação das doenças nos animais do Parque para entender a sua condição de saúde e como contribuir para a sua melhoria. As doenças estudadas são as conhecidas como zoonoses, que englobam leptospirose, brucelose e leishmaniose e algumas outras doenças transmitidas por carrapatos”, explica a Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa, Profa. Dra. Elaine Maria Seles Dorneles.

Em relação à atuação dos residentes em Medicina Veterinária, a professora esclarece que depois de identificadas as doenças, os profissionais auxiliam no tratamento dos animais residentes no Parque, e cita como exemplo o hemograma feito em todos os   cães residentes.

 Outros professores de ambas as instituições também desenvolvem projetos no Parque.