Os missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional – que participam da Missão Grécia, relatam que suas ações solidárias abertas a todos, começam a ativar o interesse das pessoas sobre a unidade ecumênica.

“Nos integramos cada vez mais com os grupos de ajuda a refugiados e com as pessoas carentes, com os quais interagimos. Tanto católicos, quanto ortodoxos, começam a nos perguntar muito sobre nosso trabalho. Todos pensam que devemos pertencer a alguma igreja e quando lhes falamos de ecumenismo, ficam nos olhando, admirados”, conta Teresa, uma das missionárias da Fraternidade.

Participando de missa ortodoxa

“Sentimos que estamos participando de um movimento ecumênico, porque eles nos perguntam de onde viemos, o que fazemos e qual é a nossa orientação religiosa. Quando respondemos, eles percebem que cumprimos as mesmas tarefas, tanto na Europa, quanto na América do Sul. Ficam contentes e nos agradecem. Isso fortalece os vínculos de forma fraterna”, afirma Imer, outro integrante da Missão.

“Quando explicamos que nos relacionamos com todos os filhos de Deus, independente de sua religião e de sua crença, eles gostam muito. Na Grécia a religião oficial é a ortodoxa e há muitos católicos, mas quando aparecem pessoas como nós, que se propõem a unir as religiões, isso se torna uma novidade muito interessante”. Teresa nos conta que “uma vez uma pessoa disse: é como a unidade de todos”.

Acompanhando visita a refugiados presos

Em uma conferência pronunciada no dia primeiro de Janeiro de 2012, o filósofo espiritualista José Trigueirinho, co-fundador da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional – explicou que ecumenismo é viver a unidade com tudo e com todos, não só entre ideologias ou religiões, sempre a partir do coração e nunca da mente; é descobrir e aceitar que todos viemos da mesma Consciência Única, que a maioria denomina Deus, é aprender a estar todo o tempo dentro dessa Consciência Única.

Para alcançar isso é preciso praticar o exercício de ir para dentro de si mesmo e permanecer ali, sem se deixar influir pelas distrações da mente, até conseguir reconectar-se com o próprio nível superior, com a própria divindade. São requisitos aprender a estar vazios de tudo, sem expectativas, sem preconceitos, sem crer que se sabe algo, puros e humildes, abertos a aceitar o outro assim como aparenta ser, e dispostos a colaborar com todos, sem escolher, sem preferências. A versão completa desta palestra pode ser encontrada no CD “Ecumenismo”, da Irdin Editora.

Atualmente os missionários da Missão Grécia apoiam obras sociais das organizações católicas Missionárias da Caridade e Caritas Hellas, em Atenas, assim como da igreja ortodoxa Saints Theodhori, da cidade de Anavissos, distante 50 quilômetros a sudeste da capital grega.